Quem já brincou de perna de pau nunca mais se esquece, é uma brincadeira muito divertida. Aqui deixamos uma dica fácil para fazer pernas de pau:

O material mais prático e fácil de ser usado é a madeira, pode ser usado o pinho, cedrinho ou outra madeira da sua região, desde que não possua nó.
Geralmente as madereiras vendem sarrafos 2,5 cm x 2,5 cm x 5,70 m, que são os ideais para pernas de pau para crianças, visto que são leves para manusear.

Para crianças maiores, o sarrafo pode ser cortado a meio, ficando com 2,70m de altura, para as menores ele pode ficar em torno de 1,50m.

Para 0 suporte do pé, você pode pedir na madeireira 2 retalhos de madeira e corta-los em cunha como no desenho abaixo.

Parafusos são ideais para fixar o suporte do pé. A altura do suporte até o chão pode ficar em 30cm.

É importande lixar a madeira para a criança não se machucar com as farpas da madeira.
perna-de-pau
Para começar a andar, é aconselhavel ficar marchando no mesmo lugar por um tempo até adquirir equilíbrio e as pernas se acostumarem.  Em caso de desequilíbrio, tente sempre cair para frente usando as mãos para amortecer a queda.

Alcemir Rosa da cidade de Frederico Westphalen – Rs, é o recordista em andar na maior perna de pau do Brasil, com 6 m de altura.

Alcemir tem como hobby andar em pernas de pau desde os 8 anos de idade. Começou com alturas de 30 cm, como morava no interior, usava como meio de transporte para ir ao colégio e seus colegas acabaram aderindo seu meio de locomoção para não “embarrar” os pés nos dias de chuva, mas muitas vezes se desequilibravam e chegavam na escola “embarrados” por inteiro. Com o passar do tempo, criaram um desafio para ver quem andava com a perna de pau mais alta, mas chegou certa altura onde seus colegas não conseguiram continuar, foi quando o recordista começou seu desafio aumentando gradativamente.

pernadepau
Alcemir Rosa